Quarta, 28 de Junho de 2017

Última atualização01:43:52 PM GMT

Você está aqui: Inicial
Banner

UBM participa de encontros de mulheres trabalhadoras

E-mail Imprimir PDF
CTB-BA

A UBM participou destacadamente de dois encontros estaduais de mulheres trabalhadoras cetebistas, ocorridos dias 25 e 26 de julho, respectivamente na Bahia e Maranhão. As agendas atendem a uma preocupação e uma diretiva da UBM de estreitar as relações com as trabalhadoras brasileiras e marcadamente com a CTB, tal como expresso nas resoluções do último congresso da entidade.

Bahia

O 3º Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora da Central de Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil CTB - Bahia ocorreu na última sexta-feira, 25 de Julho, e reuniu representantes de diversas categorias no auditório do Sindicato dos Bancários, em Salvador. A União Brasileira de Mulheres esteve representada pela integrante da Coordenação Executiva Nacional e coordenadora estadual da UBM Bahia, Patrícia Vieira. Além de Patrícia, marcou presença ao encontro a também integrante da Coordenação Executiva Nacional da UBM e Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CTB, Ivânia Pereira.

O evento contou ainda com a presença da única deputada federal da Bahia, Alice Portugal (PCdoB); da secretária de Mulheres da Federação de Trabalhadores da Agricultura Fetag Bahia, Maria Cristina Silva, além da vice-presidenta da CTB Bahia (licenciada) e membro da coordenação nacional da UBM (licenciada), Rosa de Souza, que é candidata a deputada estadual.

“Nós fizemos um encontro muito produtivo, onde conseguimos reunir lideranças sindicais da capital e do interior e não apenas muitas mulheres, mas também homens. Nós conseguimos cumprir o nosso objetivo de discutir um pouco mais da participação da mulher na política e também nos sindicatos e federações sindicais.

Discutimos também o nível da nossa organização, que precisa ser cada vez mais elevado para fazer a gente compreender que o papel da mulher é importante em todos os setores da nossa sociedade. Vimos a necessidade de termos cada vez mais mulheres preparadas para disputar e ocupar uma vaga no parlamento, porque fará diferença e trará à discussão elementos importantes para elevar a condição da mulher brasileira”, comemorou a secretária de Mulher da CTB Bahia, Marilene Betros.

Muitos companheiros também participaram do encontro e demonstraram apoio às demandas das mulheres, inclusive o presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira: “Os homens precisam participar das discussões de gênero para compreender melhor as dificuldades enfrentadas pelas mulheres para ocupar mais espaços de decisão. A CTB tem o compromisso de fazer com que as mulheres assumam o papel de protagonismo nos sindicatos, federações e confederações sindicais. Só assim, nós teremos o equilíbrio necessário a nossa sociedade”, disse.

 

Maranhão

No Maranhão, foi a vez Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Maranhão (SINPROESEMMA), em parceria com a CTB Maranhão, receberem a coordenadora nacional da UBM, Lúcia Rincón, para debaterem “Mulher e Participação nos Espaços de Poder”, na capital do estado, São Luís, no 1º Encontro de Mulheres Trabalhadoras, que reuniu mulheres dos mais diversos segmentos sociais em debates, oficinas e atividades culturais.

Segundo a secretária da Mulher Trabalhadora do SINPROESEMMA, Hildinete Pinheiro Rocha, o objetivo do Encontro era dar mais visibilidade ao debate que vem sendo tratado na sociedade brasileira sobre a presença da mulher nos espaços de poder e sua valorização no ambiente de trabalho.

“O que observamos é que a participação da mulher nesses espaços ainda é desproporcional à sua importância na sociedade, não só por representar um maior quantitativo, mas porque a mulher desempenha, cada vez mais, papéis fundamentais no desenvolvimento da sociedade brasileira, no ambiente de trabalho, na família, na economia etc. A mulher não pode continuar sendo meramente participante, ela tem plenas condições de ser protagonista”, analisa Hilde Rocha.

Além de Lúcia Rincón, que debateu a presença das mulheres nos espaços de poder com Laurinda Pinto, coordenadora de Políticas Públicas do Município de São Luís e integrante da coordenação nacional da UBM, as cetebistas maranhenses contaram ainda com as presenças da secretária de Gênero da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Ísis Tavares; e da secretária nacional da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e ubemista Ivânia Pereira.

Da redação, com informações