Sexta, 24 de Fevereiro de 2017

Última atualização06:34:08 PM GMT

Você está aqui: UBM Coordenação Nacional e Conselho Fiscal
Banner

Relação da Coordenação Nacional e Conselho Fiscal UBM

E-mail Imprimir PDF
Coordenação Nacional e Conselho Fiscal da União Brasileira de Mulheres
(Gestão 2014 - 2017)
 
 
Coordenação Executiva Nacional

Coordenadora Nacional

Lúcia Rincón: 61 anos, professora universitária, Goiânia – GO. Foi uma das fundadoras do Centro Popular da Mulher de Goiás e então eleita sua primeira presidenta, cargo que ocupou até 1990. Compôs a comissão nacional pela criação do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e foi uma das fundadoras da Revista Presença da Mulher — integrando seu Conselho Editorial até os dias de hoje — e uma das fundadoras da União Brasileira de Mulheres. Foi uma das fundadoras da Confederação Nacional de Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE) e sua primeira Secretária para Assuntos da Mulher. Atualmente é membro efetivo do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, representando a União Brasileira de Mulheres.

email: coordenadora.nacional@ubmulheres.org.br

Clique para acessar currículo completo

 

Vice-cooordenadora Nacional

Vanja Andréa dos Santos: 47 anos, professora e assessora parlamentar, Manaus – AM. Integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Manaus e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Amazonas; Foi também do Fórum de Mulheres de Manaus, do Comitê de Combate à Mortalidade Materno-infantil do Amazonas e do Comitê de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Amazonas. Atualmente integra o Fórum de Mulheres de Partidos Políticos do Amazonas.

email: vicecoordenadora.nacional@ubmulheres.org.br

Clique para acessar currículo completo

 

Coordenadora de Combate ao Racismo

Flávia Costa: 41 anos, pedagoga e assessora de gestão, Guarulhos – SP. Relatora do SOS África em São Paulo, integrou a Coordenação da Rede de Enfrentamento a Violência Doméstica em 2010-2011. Foi da Gestão Técnica na Centro de Referência de Combate à Violência Doméstica de Guarulhos, em 2010, e Presidenta do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Guarulhos (2012-2014). Integrante da Coordenação Executiva Estadual da UBM/SP desde 2008. É conselheira estadual do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo CPDCN (2012 -2015) e Secretária da Mulher da União de Negros pela Igualdade (Unegro) de São Paulo.

email: combate.racismo@ubmulheres.org.br

Clique para acessar currículo completo

 

Coordenadora Jurídica

Helena Piragibe: 63 anos, advogada e professora, Rio de Janeiro – RJ. Atualmente é Gestora Municipal na Subsecretaria de Ações Temáticas da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Cidade do Rio de Janeiro (SPMRio). Integra o Conselho da Mulher do Rio de Janeiro (CEDIM). Foi coordenadora estadual da UBM/RJ.

email: juridico@ubmulheres.org.br

Clique para acessar currículo completo

 

Coordenadora de Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros

Irene Freire: 44 anos, socióloga, Recife – PE. Integra o Conselho Estadual de Direitos LGBT de Pernambuco; é Presidenta da Associação Cultural Bloco da Diversidade em Pernambuco. É do Coletivo de Lésbicas e Mulheres Bissexuais de Pernambuco e Secretária Política do Coletivo Socialista LGBT do Recife.

email: coordenadora.lbt@ubmulheres.org.br

Clique para acessar currículo completo

 

Coordenadora de Relações de Trabalho e Sindicalismo

Ivânia Pereira: 55 anos, bancária e administradora de empresas, especialista em gestão de pessoas, Aracaju – SE. Foi secretária adjunta de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado de Sergipe e Coordenadora da Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Coordenadora da União Brasileira de Mulheres - UBM/SE. Diretora de Comunicação do Sindicato dos Bancários de Sergipe e Conselheira do Instituto de Seguridade dos Trabalhadores(as) do Banese/SERGUS. É a atual Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da Central de Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB), entidade que representa como conselheira do CNDM, e a coordenadora de Relações de Trabalho e Sindicalismo da UBM.

email: trabalhoesindical@ubmulheres.org.br

Clique para acessar currículo completo

 

Coordenadora de Relações Internacionais

Liège Rocha: 69 anos, blibliotecária, São Paulo – SP. Participou da resistência clandestina à Ditadura Militar brasileira. Integrou o Comitê Baiano Pela Anistia. Foi representante da UBM no Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo e da Coordenadoria da Mulher do Município de São Paulo na gestão Luiza Erundina. É Ex-diretora da Revista Presença da Mulher e ex-coordenadora geral da UBM. Atualmente representa a UBM no Conselho de Direção de Federação Democrática Internacional de Mulheres (FDIM), e representante da FDIM no Conselho Internacional do Fórum Social Mundial (FSM). É coordenadora de Relações Internacionais da UBM.

Email: internacional@ubmulheres.org.br

Clique para acessar currículo completo

 

Coordenadora de Projetos

Luciana Soares: 32 anos, gestora pública, Brasília – DF. Pós-graduanda em Especialização de Gestão de Projetos, graduada em Gestão Pública e analista de Administração e Orçamento Público. Foi assessora da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República. É autora dos estudos “Juventude e Participação Institucional” (2009), “Juventude e Participação Institucional - Atualização” (2012), do “Perfil do Conselho Nacional de Juventude” (2008, 2010 e 2012) e de diversos artigos. Atualmente, assume a função de Ouvidora Chefe da Secretaria de Estado da Mulher, do Governo do Distrito Federal. É vice-coordenadora da União Brasileira de Mulheres no Distrito Federal e coordenadora de Projetos da Executiva Nacional.

email: projetos@ubmulheres.org.br

Clique para acessar currículo completo

 

Coordenadora de Juventude

Maria das Neves de Sá Macêdo Filha: 26 anos, estudante, São Paulo – SP. Foi presidenta do Grêmio Estudantil do CEFET/AM; Presidenta reeleita da União Estadual dos Estudantes do Amazonas; secretária do Conselho Estadual de Juventude do Amazonas; Diretora de Cultura da UNE; membro do Conselho Nacional de Juventude. Atualmente é diretora Nacional de Jovens Feministas da UJS e Coordenadora de Juventude da UBM.

email: juventude@ubmulheres.org.br

Clique para acessar currículo completo

 

Coordenadora de Comunicação

Mariana Venturini: 30 anos, bacharel em Filosofia, São Paulo – SP. Foi representante discente na Congregação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Foi assessora de comunicação. Ex-Diretora Municipal de Formação e Ex-Diretora Municipal de Jovens Mulheres da UJS São Paulo. Foi Diretora Nacional de Jovens Mulheres da União da Juventude Socialista (UJS) e diretora Estadual de Jovens Mulheres da UJS/SP. Integra a Coordenação Executiva Estadual da UBM/SP desde 2008.

email: comunicacao@ubmulheres.org.br

Clique para acessar currículo completo

 

Coordenadora de Organização e Secretária Geral

Patrícia Vieira: 37 anos, assistente social e assessora parlamentar, Salvador – BA. Atualmente faz curso de especialização de Gestão Pública em Gênero, Raça e Etnia na UFBA. É coordenadora-geral da UBM/BA, entidade que representa no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e no Conselho Municipal de Saúde de Salvador. Integra o Conselho Nacional de Assistência Social, representando a Central de Trabalhadoras e Trabalhadores (CTB).

email: organizacao.sg@ubmulheres.org.br

Clique para acessar currículo completo

 

Vice-coordenadora de Finanças

Raimunda Leone de Jesus: 48 anos, estampadora, Rio de Janeiro – RJ. Integra a direção do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro e a coordenação da UBM/RJ. É membro da direção da CTB no Rio de Janeiro. Foi da Comissão de Mulheres CUT/RJ e da comissão Nacional de Mulheres da CNM/CUT. Tesoureira do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio, mandato 2010/2014 e atual secretária de Mulheres da Federação dos Metalúrgicos do Brasil FITMETAL. Integra o Conselho Estadual do Direitos da Mulher/RJ.

email: vice-coordenacao.financas@ubmulheres.org.br

Clique para acessar currículo completo

 

Coordenadora Estadual da UBM/SP

Rozina Conceição de Jesus: 48 anos, bacharel em Direito e servidora pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, São Paulo – SP. Foi presidenta da Associação de Moradores do Bairro Vila Ayrosa e dirigente da Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo (Facesp). Foi membro do Conselho Municipal de Habitação e do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo. É coordenadora geral da UBM no estado de São Paulo desde 2008, entidade que representa no Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo.

email: saopaulo@ubmulheres.org.br

Clique para acessar currículo completo

 

Coordenadora de Finanças

Valéria Helena da Silva: 39 anos, psicóloga, Goiânia – GO. É doutora em Psicologia Social pela Universidade Complutense de Madrid. Atuou no Centro Popular da Mulher de Goiás e na UBM/GO. É atual coordenadora de Finanças da Executiva Nacional da UBM.

email: financas@ubmulheres.org.br

Clique para acessar currículo completo

 

 

Coordenação Nacional

Ana Carolina Barbosa: 36 anos, advogada, Porto Alegre – RS. Ex-presidenta da UJS de Goiás e ex-diretora Nacional de Mulheres da UJS. Foi presidenta do Centro Popular da Mulher CPM/UBM Goiás. Atualmente é diretora de Projetos da UBM/RS. Integra o Conselho Estadual da Mulher do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul no Comitê Intragovernamental de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul. Integra a Comissão Nacional de Projetos da UBM.

email: dadacarol@gmail.com

Clique para acessar currículo completo

 

Cléo Dias: 43 anos, bibliotecária e funcionária pública, Campinas – SP. Funcionária pública concursada, chefe de setor no Espaço Cultural Maria Monteiro - Centro Cultural da Prefeitura Municipal de Campinas. Foi Coordenadora Municipal da UBM em Campinas e membro da Coordenação Estadual da UBM/SP. Integrante do É a Coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Campinas, onde representa a Secretaria Municipal da Cultura. Diretora Cultural da União Municipal de Entidades Comunitárias de Campinas (UMECC).

email: cleodias365@hotmail.com

Clique para acessar currículo completo

 

Cris Correia: graduada em Ciência Política, atualmente é assessora parlamentar, Porto Alegre – RS. Ex-coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher do Rio Grande do Sul no governo Olívio Dutra, é vice-presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre e representante no Conselho Fiscal da Associação de Amizade Brasil e Vietnã. É atual coordenadora geral da UBM/RS.

email: criscorreia65@yahoo.com.br

Clique para acessar currículo completo

 

Elza Campos: 59 anos, assistente social e professora, Curitiba – PR. Ex-coordenadora nacional da UBM. Atualmente coordena Curso de Serviço Social da Unibrasil, onde leciona. É Vice-presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná, representando a UBM/PR.

email: elzacampos@ubmulheres.org.br

Clique para acessar currículo completo

 

Fabiane Dutra: 33 anos, assessora parlamentar, Porto Alegre – RS. Ex-Diretora Nacional de Jovens Mulheres da UJS. Atualmente é Coordenadora Municipal da UBM Porto Alegre e Primeira-secretária da Coordenação Executiva Estadual da UBM/RS. É Secretária de Articulação e Mobilização da Executiva do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio Grande do Sul (CEDM/RS).

email: fabidutra65@gmail.com

Clique para acessar currículo completo

 

Francileuda Soares: 48 anos, professora, Fortaleza – CE. Integra a Coordenação do Eixo da Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos da Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres da Prefeitura Municipal de Fortaleza desde 2010 até hoje. Foi educadora social na Casa Abrigo de Fortaleza; Assessora Técnica no Centro de Referência e Atendimento à Mulher Vítima de Violência da Prefeitura Municipal de Fortaleza; e Coordenadora do Eixo do Enfrentamento a Violência Contra a Mulher/ONG - Centro Socorro Abreu de Desenvolvimento Popular e Apoio à Mulher; É a atual coordenadora estadual da UBM/CE.

email: francileuda@gmail.com

Clique para acessar currículo completo

 

Ivonete Nascimento: 54 anos, arquivista, Brasília – DF. É secretária adjunta da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal.

email: ivonete40@hotmail.com

Clique para acessar currículo completo

 

Jaffia Alves: 26 anos, psicóloga, Recife – PE. Foi coordenadora de Enfrentamento à Violência Doméstica na Prefeitura de Arapiraca – AL; Diretora Estadual de Jovens Mulheres da UJS. Atualmente é psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em Olinda – PE. Integra a coordenação estadual da UBM/PE.

email: jaffinhaalves@gmail.com

Clique para acessar currículo completo

 

Laurinda Pinto: 50 anos, pedagoga, São Luis – MA. Foi Coordenadora Pedagógica de Escola Estadual de Ensino Médio. Professora do Curso de Pedagogia da FAP. É Coordenadora Municipal da Mulher da cidade de São Luís e presidenta do Conselho Municipal da Condição Feminina de São Luís do Maranhão. Integra a Coordenação do Comitê Municipal de Articulação e Monitoramento do Plano Municipal de Política para as Mulheres e o Fórum Nacional e Estadual de Organismos de Política para as Mulheres representando o organismo da cidade de São Luís. Membro da coordenação estadual da UBM/MA.

email: laupinto0401@gmail.com

Clique para acessar currículo completo

 

Lidia Ferreira Rodrigues: 56 anos, geógrafa, professora e bancária aposentada, Vitória da Conquista – BA. Foi diretora da Imprensa do Sindicato dos Bancários, diretora de Assuntos da Mulher e Vice-presidenta da mesma entidade. Foi conselheira fundadora do Conselho Estadual da Mulher da Bahia; Foi do Conselho Municipal de Mulher e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. É do Núcleo Diretivo do Colegiado do Território Sudoeste da Bahia - com 24 municípios. Foi presidenta da União de Mulheres de Vitória da Conquista. Integra a coordenação estadual da UBM/BA;

email: lidiafr.65@uol.com.br

Clique para acessar currículo completo

 

Luciana Bernardes: 42 anos, assistente social, Vitória – ES. Representante da UBM no Conselho Nacional de Saúde (CNS), coordenadora adjunta da CISMU. É conselheira municipal da Mulher de Vitória – ES.

email: lsbernardes65@gmail.com

Clique para acessar currículo completo

 

Manuela Braga: 22 anos, estudante, São Paulo – SP. Foi presidenta da União Municipal de Estudantes Secundaristas (UMES) do Recife – PE e presidenta da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES). Atualmente é vice-presidenta Nacional da União da Juventude Socialsiata (UJS).

email: manubraga65@gmail.com

Clique para acessar currículo completo

 

Marisa Vieira da Silva: 44 anos, socióloga e professora, Belo Horizonte – MG. Coordenadora de Políticas Públicas da União de Negros Pela Igualdade Unegro/MG. Conselheira do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e integrante da coordenação do Fórum Estadual de Mulheres Negras/MG.

email: marisanzinga@gmail.com

Clique para acessar currículo completo

 

Monique Lemos: 31 anos, professora de História, São Paulo – SP. Foi presidenta estadual da UJS-RJ e Secretária de Organização da UJS Nacional. 

email: lemos.monique@gmail.com

Clique para acessar currículo completo

 

Nágyla Drumond: 37 anos, socióloga e professora, Fortaleza – CE. É professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Assessora do Senador Inácio Arruda em Fortaleza. Integra a coordenação da UBM/CE. É a atual diretora Revisa Presença da Mulher.

email: drumondnagyla@gmail.com

Clique para acessar currículo completo

 

Natália Golçalves: 27 anos, estudante, Salvador – BA. Estudante de Ciências Sociais na Universidade Federal da Bahia, atualmente diretora estadual de formação e de jovens feministas da União da Juventude Socialista UJS/BA. É também coordenadora de Juventude da coordenação executiva estadual da UBM/BA.

email: natalia.ciso@gmail.com

Clique para acessar currículo completo

 

Renata Rosa: 39 anos, pesquisadora e professora, Belo Horizonte – MG. Doutoranda em Ciências Sociais, com ênfase em estudos de gênero e políticas públicas. Integrou a equipe editorial do periódico trimestral "Pensar BH Política Social" e atuou como chefe de gabinete nas Secretarias Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania e Secretaria Municipal Regional de Serviços Sociais Leste, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Foi Secretária Municipal de Turismo e Cultura da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa – MG e Presidenta do Conselho Municipal de Políticas Culturais e Patrimônio Histórico do mesmo município até dezembro de 2012.

email: renata.rosa65@gmail.com

Clique para acessar currículo completo

 

Rita Nascimento: 41 anos, servidora pública, Palmares – PE. Coordenadora estadual da UBM/PE.

email: trofaritacorreia@gmail.com

Clique para acessar currículo completo

 

Rosa Souza: 43 anos, comerciária, Salvador – BA. Foi do Sindicato dos Comerciários de Salvador, atuando no Departamento de Mulheres e na Comissão de Mobilização. Foi secretária de Mulheres da CUT Bahia e secretária da Mulher da CTB Bahia, após sua fundação. Atualmente, é vice-presidenta licenciada da CTB Bahia e do Sindicato dos Trabalhadores em Supermercados da Bahia. É dirigente da UBM/BA e integrante dos conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Mulher.

email: rosactbbahia@yahoo.com.br

Clique para acessar currículo completo

 

Sandreia Costa: 28 anos, licenciada em Letras e funcionária pública, Manaus – AM. Conselheira no Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Manaus, representante da UBM no Fórum Permanente de Mulheres de Manaus e no Fórum Estadual pela Reforma Política do Amazonas. Integra o Fórum pela Democratização dos Meio de Comunicações e o Fórum de Mulheres de Partidos Políticos do Amazonas. É a atual coordenadora geral da UBM/AM.

email: sandreiacosta@gmail.com

Clique para acessar currículo completo

 

Sara Jane Ternes: 36 anos, administradora, Itajaí – SC. Membro da Coordenação Estadual da UBM/SC desde 2006; Coordenadora Municipal da UBM em Itajaí desde 2006; dirigente estadual do PCdoB/SC desde 2006 e da Direção Municipal do PCdoB Itajaí/SC desde 2005; foi vice-presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itajaí/SC (2014-2016) e atualmente é a presidenta deste conselho (2012-2014); Integra também o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Santa Catarina (2012/2014 e 2014/2016);

email: saraternes@gmail.com

Clique para acessar currículo completo

 

Sonia Latgé: 58 anos, pedagoga, Niterói – RF. Foi fundadora da Federação de Mulheres Fluminenses e dirigente do Sindicato dos Urbanitários do Rio de Janeiro e da Federação Nacional dos Urbanitários. Integra a Comissão Internacional Sindical do Grupo EDF. É membro do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), fundadora e dirigente da CTB Nacional. Dirigente da TV Comunitária/RJ. É a atual coordenadora geral da UBM/RJ.

email: sonia.latge@gmail.com

Clique para acessar currículo completo

 

Tatiane Seixas: 31 anos, auxiliar administrativa, Teresina – PI. Foi a primeira presidenta do Conselho Estadual de Políticas Públicas para a Juventude do Piauí; e Diretora de Jovens Mulheres da UJS-PI. Atualmente, é diretora de Projetos da UBM-PI e diretora de Políticas de Trabalho, Emprego e Geração de Renda da FAMEPI (Federação das Associações de Moradores do Estado do Piauí). É Representante da UBM/PI no Conselho de Enfrentamento a violência contra da Mulher do Campo.

email: tati.fpc.seixas@hotmail.com

Clique para acessar currículo completo

 

Conselho Fiscal

 

Efetivo

 

Flavia Calé: 29 anos, historiadora, São Paulo – SP. Ex-integrante da executiva da UNE. Foi Presidenta da União Estadual dos Estudantes /RJ e da União da Juventude Socialista /RJ. Atualmente é a diretora nacional de Movimento Estudantil Universitário da União da Juventude Socialista.

email: flaviacale@yahoo.com.br

Clique para acessar currículo completo

 

Marcia Viotto: 54 anos, socióloga, São Paulo – SP. Foi coordenadora da região Vila Prudente-SP da Apeoesp, diretora do sindicato dos Sociólogos de São Paulo. Integra o Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho infantil.

email: viottomarcia@hotmail.com

Clique para acessar currículo completo

 

Raquel Guisoni: 73 anos, professora aposentada, Florianópolis – SC. Integrante do CEDIM - Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Santa Catarina – CEDIM, secretária-adjunta da regional de Santa Catarina da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, dirigente da UBM/SC. Foi Secretária de Relações de Gênero e Vice-presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação – CNTE e conselheira do CNDM. Ex-diretora do Sinpeem e da CTB.

email: raquelguisoni@gmail.com

Clique para acessar currículo completo

 

Suplentes

Beatriz Calheiro: 24 anos, professora de História, Manaus – AM. Presidenta da UJS de Manaus e membro da coordenação da UBM/AM.

email: bia_calheiro@hotmail.com

Clique para acessar currículo completo

 

Carina Santos: Nome: 27 anos, estudante, Niteroi – RJ. Integra a coordenação da UBM Niteroi, é diretora do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal Fluminense e coordenadora do Coletivo de Jovens Feministas da UJS/RJ.

email: carinacunhaa@gmail.com

Clique para acessar currículo completo

 

Dados de junho de 2014.